
Os encontros do Curso de Formação de Educadores da Casa Redonda têm como objetivo a formação reflexiva de profissionais que lidam com Crianças, com interesse no desenvolvimento de uma Educação Sensível e Integrativa, voltada para o universo da Cultura da Infância.
Temos como referência a experiência em educação da Casa Redonda construída ao longo de mais de 40 anos de observação, pesquisa e reflexão voltadas para o processo de desenvolvimento das Crianças de 2 a 6 anos de idade.
A Criança, a Natureza, o Brincar, a Linguagem Sensível do Corpo, a Cultura da Infância e a Cultura Brasileira serão matrizes sobre as quais nos debruçaremos em busca de ressignificar nossas práticas educacionais para que as Crianças possam encontrar na Educação Infantil um espaço que acolha verdadeiramente a cultura que lhe é própria.
O curso é composto por 8 módulos, um dia de estágio na Casa Redonda, além de um trabalho sobre um tema específico a ser refletido e experimentado por meio de situações práticas.
Calendário e Descrição dos Módulos

Módulo 1 - Por Uma Educação da Sensibilidade
DATA - 21.03
Reflexões sobre o Brincar, ampliando e desenvolvendo a leitura simbólica para que possamos nos aproximar sensivelmente das mensagens implícitas na Cultura da Infância.
Módulo 2 - O Simbolismo das Formas na Cultura da Infância
DATA - 11.04
Introdução aos princípios que regem o simbolismo das formas na Cultura da Infância. A presença dos arquétipos e das imagens do inconsciente são realidades vivas no universo da criança. Numa concentração sem esforço, ela compartilha de uma ordem interna, de uma harmonia que vai se revelando em formas que parecem ser continentes de uma força vital expressando algo que encontrou o seu lugar.


Módulo 3 - Cultura Popular e a Educação – Ciclo Junino
DATA - 16.05
Introdução ao significado das festas populares brasileiras e sua importância enquanto símbolos de nossas raízes culturais que contribuem para o sentimento de pertencimento ao lugar de origem e objetiva o reconhecimento e a força viva da nossa cultura: a Festa Junina.
Módulo 4 - Músicas e Brincadeiras Tradicionais da Cultura Infantil
DATA - 13.06
Introdução ao repertório da Cultura Infantil com o objetivo de conhecer e reconhecer músicas e brincadeiras da tradição da infância brasileira e a partir da prática refletir sobre sua importância na Educação Infantil.


Módulo 5 - Brincando com os Elementos da Natureza
DATA - 22.08
Como "poetas à solta” - é a imaginação quem comanda a ação das crianças. Suas brincadeiras são sempre narrativas que nos conduzem a um tempo sem tempo e nos inserem em espaços que transcendem o cotidiano. Entrar em contato com os mitos, as lendas, as histórias é uma experiência a ser vivida!
Módulo 6 - Narrativas da Imaginação na Oralidade da Infância
DATA - 12.09
Terra, fogo, água e ar se constituem em desafios constantes no dia-a-dia das crianças como forças vivas da natureza, cujos contatos desenvolvem uma forte atração por se tratarem de matérias primas que compõem o habitat humano. Experimentações e brincadeiras com os elementos farão parte desse encontro.


Módulo 7 - Corpo Sensível na Educação
DATA - 17.10
A linguagem corporal como elemento central no desenvolvimento da consciência de si próprio e do outro apresentando e experimentando abordagens corporais que contribuem para o relaxamento e a integração física e psíquica das crianças.
Módulo 8 - Cultura Popular e a Educação: Ciclo Natalino
DATA - 07.11
Reflexão sobre as celebrações da Cultura Popular, tradição que traz um significado profundo, representando a expressão da alma do povo brasileiro através da construção do presépio e da louvação à Criança.

Pernoite/ Hospedagem
Para pessoas de cidades e municípios distantes, nós temos um sistema de pernoite na Casa Redonda, que acontece de sexta para sábado (dia do módulo):
-
A pernoite acontece na Casa Redonda. Temos um espaço com 3 camas e banheiro com chuveiro.
-
É necessário trazer lençol e toalha de banho.
-
O valor é de R$80,00 por pernoite, que inclui o café da manhã.
Bolsas de
Desconto
Bolsa de 30% de Desconto, selecionada no momento da realização da inscrição.
Para educadoras, educadores, funcionárias e funcionários da Rede Pública de Ensino, Projetos Sociais ou da Rede de Ensino (Privada ou Pública) de Carapicuíba e para Pessoas Negras, Indígenas e Transgêneros (Transexuais, Travestis e pessoas Não-Binárias).
Após a inscrição, a Casa Redonda entrará em contato, via email, para o auxílio e recebimento da documentação de comprovação de Rede de Ensino/Projetos Sociais.
As vagas afirmativas (Pessoas Negras, Indígenas e Transgêneros) são de natureza autodeclaratória, sem qualquer tipo de processo ou necessidade para realização de comprovação.

